Fábrica voltada para setor de energia limpa será instalada em Lagoa do Barro do Piauí

O secretário estadual de Governo, Merlong Solano, recebeu, nesta segunda-feira (18), no Palácio de Karnak, representantes da empresa Rutten, que planeja a instalação de uma fábrica de componentes para torres de energia eólica, especialmente cabos de aço, em Lagoa do Barro do Piauí. A empresa é especializada em soluções técnicas aplicadas na engenharia civil e tem participado de grandes obras no Brasil, como a da Ponte Estaiada de Teresina e Estádio Mané Garrincha.

“Em nome do governador Wellington Dias, manifestei aos diretores da empresa todo interesse do Piauí nessa parceria. É um passo a mais na expansão do estado no setor de energias renováveis. Temos um potencial natural em termos de ventos e de sol e esse potencial foi enxergado pelas empresas, que começaram a implantar seus empreendimentos no Piauí, mas trazendo sempre os componentes de fora. Nós já temos uma fábrica de torres e agora vamos ter a oportunidade de implantar uma fábrica dos demais componentes”, destacou Merlong Solano.

O prefeito, Gilson Nunes, acompanhou a reunião e manifestou grandes expectativas em relação ao projeto para o município. 

“O nosso município hoje tem o parque eólico em fase de conclusão, pertencente à Atlantic Energias Renováveis. Temos também a fábrica Nordex Acciona, que fabrica elementos para a construção de turbinas. Temos iniciando agora o Parque Lagoa dos Ventos, que é ainda maior. A produção de energia eólica está se expandindo a cada dia no nosso município. Além da Nordex Acciona, teremos a fábrica Rutten, que apresentou hoje a sua visão, os seus produtos, demonstrou para todos como funciona e que o Estado só tem a ganhar com a sua instalação”, pontuou Gilson Nunes.

O diretor de Novos Negócios da Rutten, Thomas Toutin, explicou que a empresa pretende atender as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste a partir da fábrica instalada no Piauí, e as regiões Sudeste e Sul a partir de uma unidade em São Paulo. "Escolhemos o Piauí por todo desenvolvimento que temos visto recentemente e contar com o apoio do Governo do Estado é essencial, essa reciprocidade, para que esse sonho possa se tornar realidade", frisou o diretor.

O volume de investimentos a ser feito pela Rutten no Piauí está em fase de análise, a partir do estudo do terreno onde será construída a fábrica, do maquinário e número de empregos gerados. 

 

* A notícia foi divulgada no site oficial do Governo do Piauí, diponível aqui