Secretário municipal de saúde realiza capacitação em curso da APPM

Na quarta-feira, dia 29 de maio, a Associação Piauiense de Municípios (APPM) através da Escola dos Municípios do Piauí em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoveu o curso Gestão de Pessoas: Tornando a Gestão de Pessoal Eficiente. A capacitação fez parte dos Seminários de Qualificação do CNM Qualifica, contou com a participação de 160 municípios, através de 197 gestores inscritos e teve como palestrante a assessora jurídica da Confederação, Elena Garrido.

O secretário municipal de saúde de Lagoa do Barro do Piauí, Marquino Rocha explica que o curso foi de suma importancia para a preparação do gestor. "O curso foi muito bom, pois me deu ciência de contratação e de algumas leis, além de preparar o gestor para a administração, uma vez que os orgãos controladores estão cada vez mais preparados e exigentes. Isso nos deixa até mais tranquilos de representar o município como agente político", disse Marquino Rocha.

Elena Garrido, assessora jurídica da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e palestrante do curso conta que a constatação da dificuldade dos prefeitos nos quadros permanentes de pessoal tem sido uma preocupação da Confederação. "Agora nós conseguimos começar a trabalhar. Os nossos gestores sofrem inúmeros apontamentos, principalmente dos Tribunais de Contas dos Estados, no trato dessa relação entre o Ente público com o seu quadro de pessoal, e nós temos regras constitucionais obrigatórias e imutáveis que precisam ser respeitadas e que muitas vezes acabam gerando confusão no dia a dia dos municípios. Além disso, existe a questão conflitiva a respeito dos regimes, porque nós temos situações de regimes jurídicos diferenciados com regras bem definidas, e que às vezes os municípios acabam misturando umas com as outras", relatou a assessora jurídica da CNM.

O Diretor Geral da Escola dos Municípios, Francisco Ferreira explicou porque é de suma importância que os municípios estejam atentos às mudanças e a modernização das gestões.“Dentro desse mundo modernizado, esse mundo de tecnologia, os servidores municipais precisam estar preparados para assumir o real papel que atualmente as prefeituras estão necessitando. Essas palestras têm o intuito de sintonizar os servidores ao mundo que as prefeituras vão ter que viver daqui para a frente", disse Francisco Ferreira.

O desafio do CNM Qualifica é promover a qualificação para 6 milhões de servidores em áreas fundamentais da gestão municipal. A iniciativa foi apresentada ao público na XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e de lá pra cá tem percorrido os municípios do país para orientar os servidores locais.

Fonte: APPM